NotíciasAssociação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná

Árbitros Paranaenses participaram de cursos RAP-FIFA

quinta, 20 de outubro de 2016 às 15:30:00

Entre os meses de setembro e outubro, alguns árbitros e árbitras paranaenses foram selecionados para participar do curso para Árbitros de Elite promovido pelo RAP-FIFA (sigla em inglês para Referee Assistance Program ou Programa de Assistência à Arbitragem) CBF e CONMEBOL.

 

Durante os cursos, além das instruções teóricas e práticas, os árbitros foram submetidos a testes físicos, teóricos e vídeo-testes. Nos cursos foram trabalhadas e desenvolvidas as seguintes temáticas arbitrais: trabalho em equipe, impedimento, faltas e conduta anti-desportiva, árbitro de vídeo, mão na bola e bola na mão, preparação física, dentre outras, com base nos conceitos definidos pela FIFA. Os cursos RAP foram realizados na cidade de Águas de Lindoia-SP e contaram com a presença dos seguintes instrutores da CONMEBOL e da CBF: Oscar Ruiz (COL), Silvio Aguinaga (PAR), Ricardo Casas (ARG), Alicio Pena Júnior, Nilson Monção, Manuel Serapião Ana Paula Oliveira, Paulo Camello e Marta Magalhães.

 

Na primeira turma participaram Leonardo Sigari Zanon, Luciano Roggenbaum (ASP-FIFA) e Vitor Hugo Imazu. Na segunda turma foram convocados Bruno Boschilia (FIFA), Edna Alves Batista (FIFA), Rafael Trombetta (ASP-FIFA) e Paulo Alves Jr. Por último, um curso apenas para as mulheres, no qual estiveram presentes Edna Alves Batista (FIFA) e Sandra Maria Dawies (ASP-FIFA).

 

Além destes, o árbitro Rodolfo Toski Marques (ASP-FIFA) foi convidado para realizar o teste físico para a composição da Lista FIFA 2017.

 

A APAF-PR parabeniza todos os participantes.

 

Confira a repercussão:

 

http://www.cbf.com.br/cbf-tv/arbitragem/arbitros-de-elite-participam-de-curso-rap-fifa?ref=cbftv#.WAkFrfkrKUk

 

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/arbitros-de-elite-sao-submetido-a-testes-fisicos#.WAkF6fkrKUk

 

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/curso-rap-da-fifa-feminino-e-realizado-em-sp?ref=more#.WAkF-fkrKUk

 

http://www.cbf.com.br/noticias/arbitragem/cursos#.WAkGGvkrKUk

 

http://www.federacaopr.com.br/Paginas/Noticias/Exibir.aspx?id=10761

 


R. Voluntários da Pátria, 475 - 9° andar - Cj. 907
Centro - Curitiba/PR - CEP 80020-000
contato@apafpr.esp.br
Copyright © APAF 2015. Todos os direitos reservados.