NotíciasAssociação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná

Entrevista com o Árbitro Assistente FIFA do Paraná: Bruno Boschilia

segunda, 06 de julho de 2015 às 11:25:10

Em um breve bate papo com o Árbitro Assistente FIFA do Paraná, Bruno Boschilia, que fala um pouco sobre a sua trajetória na arbitragem, experiências no quadro internacional e a expectativa para o futuro.

 

APAF-PR) Primeiramente se apresente e conte como começou sua trajetória na arbitragem.

 

R: Sempre gostei muito de futebol, mas não alcancei sucesso como atleta. Especificamente na arbitragem minha trajetória começou em 2001, quando iniciei o curso de arbitragem de futebol, sob orientação do professor Nelson Lehmkuhl e através de influência familiar. Neste mesmo ano comecei a atuar na Liga de Maringá, onde fiz meus primeiros jogos. No ano seguinte retornei à Curitiba e nos finais de semana viajava para Maringá para concluir o curso de arbitragem. Em 2003, já formado, me inscrevi na Federação e aí comecei atuar em competições oficiais.

 

APAF-PR) Hoje você é o representante da arbitragem paranaense no quadro internacional. O que isso representa para você?

 

R: Estar no quadro da FIFA é uma grande honra e satisfação, mas, também, uma grande responsabilidade, pois o Paraná possui uma grande história no futebol e na arbitragem. Por outro lado, isso me motiva ainda mais a treinar e buscar melhorar sempre, pois represento a arbitragem do nosso estado dentro e fora do país.

 

APAF-PR) No seu segundo ano no quadro FIFA você já participou de duas competições de seleções. Conte como foi receber as convocações, sua preparação, e como foi a experiência no Sulamericano Sub 17 e no Mundial Sub 20.

 

R: A convocação para o Sulamericano Sub 17 foi uma grande surpresa, tendo em vista que fui chamado de última hora para substituir um companheiro que reprovou no testes físicos. Recebi uma ligação na quinta-feira, sábado estava viajando para o Paraguai e na terça-feira já realizei as provas físicas. Provei aquela máxima que diz que “precisamos estar prontos para as oportunidades e não nos prepararmos para elas”. Caso não estivesse preparado, o sonho poderia ter ruído. Assim, nosso trio fez um grande Sulamericano, participando de partidas decisivas, e isto foi fundamental para que viesse a convocação para o Mundial Sub 20. A viagem à Nova Zelândia foi uma incrível experiência pessoal e profissional. Lá pude estar participando com companheiros de arbitragem de outras 34 nacionalidades e instrutores de todos os continentes. Nesta competição, atuamos em 3 partidas e acredito que tivemos um bom desempenho.

 

APAF-PR) Também neste ano você teve a oportunidade de trabalhar na mística La Bombonera, conte um pouco como foi essa experiência?

 

R: Este ano trabalhei em 4 partidas na Copa Libertadores, dentre elas uma entre Boca Juniors X Palestino, na La Bombonera, em Buenos Aires. Já havia visitado como turista, mas poder bandeirar lá foi uma grande experiência, por ser um estádio com muita história e uma apaixonada torcida.

 

APAF-PR) Quais são suas projeções para o restante do ano e para os próximos anos de carreira? Já pensa em uma possível Copa do Mundo?

 

R: O objetivo imediato é realizar um grande Campeonato Brasileiro, que é uma competição muito importante. Não faço muitas projeções para o futuro, é claro que tenho o sonho de participar de uma Copa do Mundo, mas é preciso viver um dia de cada vez. Assim, acredito que para chegar lá, o jogo mais importante é o próximo em que esteja escalado. Regularidade e consistência são fatores fundamentais para os árbitros.

 

APAF-PR) Para encerrar. Que recado você deixa para os árbitros que estão iniciando agora e para aqueles que ainda estão buscando seu espaço?

 

R: Diria para aqueles que estão começando que treinem, treinem e treinem! Para chegar à excelência é preciso muito treinamento, estudo e preparação. A estrada da arbitragem não é fácil, ao contrário, é dura e tortuosa, é preciso muita dedicação e persistência. Gostaria de dizer à todos os árbitros que temos que ser uma categoria mais unida, pois somente assim seremos mais fortes.

 

Bruno Boschilia

 

Curitibano de 31 anos, Mestre em Educação Física, se formou árbitro 2001 e começou a atuar pela Federação Paranaense de Futebol em 2003. Ingressou no quadro da CBF em 2008 e em 2014 conquistou a insígnia da FIFA. Durante esse período coleciona inúmeras partidas pelo Campeonato Paranaense, Copa do Brasil, mais de 80 jogos somente na Série A do Brasileiro, além de atuações na Copa Libertadores da América e Sulamericana. Atualmente faz parte da renovação da arbitragem brasileira proposta pela CBF.

 

A APAF-PR parabeniza o Árbitro Assistente, Bruno Boschilia, pela brilhante trajetória na arbitragem brasileira e mundial. 

 

Por: Eduardo Furiatti


R. Voluntários da Pátria, 475 - 9° andar - Cj. 907
Centro - Curitiba/PR - CEP 80020-000
contato@apafpr.esp.br
Copyright © APAF 2015. Todos os direitos reservados.