NotíciasAssociação Profissional dos Árbitros de Futebol do Paraná

NOTA DE REPÚDIO

terça, 31 de janeiro de 2023 às 15:00:00

A APAF/PR vem a público REPUDIAR as palavras de incitação à violência e ameaças proferidas por torcedores, dirigentes, atletas e ainda uma publicação na rede social Instagram, feita por uma pessoa de nome Jean Voinaroski, que se identifica como sendo ex gandula do Operário Ferroviário EC, tendo mandado ameaças para o árbitro Elvio Legnani, e ameçando o mesmo em contato com a esposa do árbitro, após a partida envolvendo as equipes do Operário Ferroviário EC x Maringá FC, disputada no domingo dia 29/01/2023 e mediada pelo árbitro acima nominado, onde de forma agressiva, e criminosa assevera e marca na postagem a Federação Paranaense de Futebol , com os seguintes dizeres: “Enquanto não matarmos um árbitro não pararam (sic) de nos roubar”; incitando a violência e ainda prometendo o cometimento de homicídio em face de árbitros por supostamente estarem “roubando” a equipe de Ponta Grossa.

Ora, esta Associação Profissional de árbitros despreza e rechaça tais alegações, posto que inverídicas, mendazes e com o flagrante escopo de intimidar e menosprezar a imagem do árbitro e de seus assistentes.

Orgulhamo-nos desta honrosa função que desempenhamos, a qual o fazemos com total isenção e imparcialidade! Esta Associação é formada por pais e mães de família, que deixam seu lar para contribuir com o desporto e, em hipótese alguma admitiremos sermos ofendidos em nossa honra e nossa moral por ninguém, tampouco por qualquer torcedor, funcionário, dirigente e atleta que queiram justificar, porventura, o fracasso, o insucesso ou a incapacidade de sua equipe, colocando em dúvida o caráter e a lisura de nossos associados.

O árbitro que atuou nesta partida foi profundamente atingido com estas ameaças proferidas no estádio e publicadas nas redes sociais por pessoas ligadas ao OFEC, os quais deverão responder cível e criminalmente por incitar à violência, ameaçar a integridade física do árbitro e ainda por colocar em dúvida a lisura e o caráter de homens que entram em campo com o único objetivo de aplicar as regras do jogo a este esporte que tantas emoções suscitam em todos os brasileiros.

A Associação Profissional dos árbitros de Futebol do Paraná esclarece que respeita o trabalho sério desenvolvido por muitos dirigentes e gestores esportivos, todavia não admite que o caráter e a imparcialidade de seus membros sejam caluniados e difamados de forma leviana e covarde pessoas despreparadas e que procuram colocar em alguém a culpa por sua incompetência.

Edição:

Conforme nota publicada em nosso site, a diretoria da Equipe Operário, se solidarizou com os fatos condizentes, com uma infeliz colocação de um torcedor. Tal atitude do clube repudiando, incessantemente, qualquer tipo de apologia, e incitação a violência. Agradecemos ao apoio e entendimento, da Equipe Operário Futebol Clube, que como exposto na nota, é uma atitude que engrandece, o comprometimento de um futebol melhor para o Estado do Paraná, que representa o tamanho de sua Imagem e de seus torcedores.

Por sua vez, salientamos o arrependimento do Torcedor citado nesta nota, que por sua vez, envergonhado com sua atitude, se dispôs em sair de sua cidade e encontrar o árbitro Elvio Legnani, na cidade de São José dos Pinhais, enquanto o mesmo aptaria o Campeonato Paranaense da 1ª Div. Ficamos contentes, com a remissão dos envolvidos, de arrependimento, de se tornar um humano melhor, antes mesmo de tentar ser um torcedor melhor. Parabéns, Jean Voinaroski, por sua hombridade, enaltecemos sua atitude, perante aos fatos, e que principalmente se dispôs a dar exemplo a outrem, narrando que tal atitude não condiz com o Futebol.

Seguimos em busca além de um futebol melhor, de nos tornarmos seres humanos melhores, o fato nos ensina a perdoar diante de momentos como este.

ASSOCIACÃO PROFISSIONAL DOS ÁRBITROS DE FUTEBOL - APAF/PR

R. Voluntários da Pátria, 475 - 9° andar - Cj. 907
    Centro - Curitiba/PR - CEP 80020-000
    contato@apafpr.esp.br
    Copyright © APAF 2015. Todos os direitos reservados.